Este blog objetiva acolher a todos os colaboradores que queiram discutir com seriedade "Exercício Físico e Saude"

domingo, 13 de dezembro de 2009

TReinamento out door

VEJASP (13/12/2009)

Bem-estar

Academias criam

atividades

ao ar livre para

não perder clientes

Passeios de bicicleta, aulas de surfe e natação em piscinas "empretadas" entram no leque de novos serviços durante altas temperaturas

Por Bruna Fasano 16/12/2009

Adalberto Souza, da UniÍtalo: piscina grande e ociosa

por Cleiby Trevisan

Nesta época do ano, em que os termômetros batem na marca dos 30 graus e os dias ficam mais longos, muitos paulistanos adeptos de aulas de spinning, body combat e power ioga trocam o ambiente das academias por programas ao ar livre. Para não sofrerem com a falta de alunos, alguns centros de malhação seguem o fluxo e transferem parte de suas atividades para parques, clubes e mesmo praias. Um desses espaços é a piscina recém-reformada do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em Santo Amaro, que funciona sem parar das 9 às 22 horas, de segunda a sábado. Frequentado por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, o tanque com seis raias e 25 metros de comprimento recebe nadadores aprendizes da Top Fitness e da Quality Life, localizadas na região. “Algumas academias estavam perdendo terreno para lugares que oferecem melhores condições para amenizar o calor”, afirma Adalberto Souza, gestor do grupo de atividades aquáticas da UniÍtalo. “Viram que aqui a piscina é grande e tinha vários horários livres.” Ao contrário do que pode parecer, os alunos do centro universitário aprovaram a chegada dos malhadores. “Ter mais gente por aqui incentiva a prática esportiva”, diz Dayanni Pimentel Araújo, do 4º semestre do curso de educação física. “E é ótimo para conhecer pessoas

domingo, 25 de outubro de 2009

Treinamento de Força (MUSCULAÇÃO) QUANTIDADE X QUALIDADE





Muitas pessoas, principalmente senhoras, casadas, com filhos, ou mulheres profissionais liberais, rejeitam a idéia de terem que frequentar uma academia para treinamento de musculação.
Os homens são menos resistentes pois culturalmente somente eles podem ter músculos fortes e saudáveis.
Percebe-se hoje nos parques da cidade de São Paulo grande procura por Assessorias Esportivas que oferecem treinamento ao ar livre transformando os parques em verdadeiras academias.
Dos automóveis e de pequenos utilitários dos proprietários e professores dessas Assessorias, são descarregados alteres, cama elástica, Medicine Ball, Fit Ball, elásticos, colchonetes, garrafas de água e até mesmo alimentos para os alunos.
O que estaria acontecendo com as academias de ginástica que utilizam metodologias de treinamento tradicionais?
Um fator importante que podemos notar é a "falta de tempo" para longas sessões diárias de treinamento.
Então quando os professores e proprietários dessas academias vão acordar para essa novca realidade?
Quando os professores de academias começarão a entender que uma sessão de treino de no máximo 40 minutos, 3 vêzes por semana, é suficiente para se obter um bom condicionamento físico tanto aeróbio quanto de força.
Quando se der mais atenção à qualidade do que à quantidade, com certeza, a adesão e aderência à atividade física em academia ou em qualquer outro ambiente de treino, terão índices muito maiores.

Um importante recado:
Quanto mais idade mais atenção deve ser dada ao Treinamento Resistido (Musculação) e assim afastar os riscos da perda de cálcio a grande causa dos problemas de osteoporose em idosos, mas que hoje devido ao sedentarismo que a tecnologia pode proporcionar, começa a aparecer em pessoas jovens, a partir dos 30 anos, principalmente em mulheres.

Mexam-se todos para uma vida melhor.

Prof.Adalberto

domingo, 5 de abril de 2009

Professor de Educação Física: Santo Milagreiro?


Há 12 mêses trabalhando como professor de natação muitas e diferentes pessoas tenho recebido.Pessoas que são encaminhadas por médicos para a prática de Hidroginástica e /ou Natação.Até aqui tudo bem, tudo certo. Quanto mais alunos melhor.Porém, o problema é quando essas pessoas são senhores e senhoras acima dos 50 anos.Pessoas com Osteopenia, Osteoporose e principalmente Hérnias de Disco.Chegam com a idéia de que a natação ou a hidroginástica farão milagres e resolverão todos os seus problemas físicos.Nós, profissionais de educação física, não podemos aceitar esse tipo de situação. Médico entende de doença e nós entendemos de saúde. O médico não deve nunca prescrever exercícios físicos assim como o professor de educação física não deve prescrever dietas nem receitas de medicamentos.A água pode ser boa para várias terapias mas nunca para quem precisa adquirir massa óssea. Osteopenia e osteoporose não têm cura. Mas é possível através de exercícios de musculação ou qualquer outro exercício de impacto ou que cause compressão óssea paralisar ou retardar o agravamento dessas doenças.A hérnia de disco também não deve ser tratada com hidroginástica ou natação. Antes de qualquer atitude é preciso fortalecer os músculos das regiões dorsal e ventral. Esses músculos dão suporte e estabilização à coluna.Então amigos professores, médicos e portadores de doenças relacionadas ao músculo esquelético. Quanto mais idade mais necessário o trabalho de força resistido (MUSCULAÇÃO).A água não deve nunca ser o ambiente principal para o tratamento de doenças causadas por perda de massa óssea e muscular.

Dal

Marcadores: ,